Quais cuidados com a pele são essenciais na radioterapia?

Uma das preocupações dos pacientes sobre a Radioterapia eh em relação a pele. A Radioterapia “queima”, muitos dizem. Na verdade, a Radioterapia causa uma inflamação da pele, semelhante aos efeitos do sol no nosso corpo. É importante citar que, em alguns tipos de câncer, o “alvo” da radiação se encontra logo abaixo da pele (tumores de mama, da região de cabeça e pescoço, sarcomas) ou na própria pele (carcinomas de pele). Nessas situações, o risco de inflamação da pele (radiodermite) pode ser maior. Entretanto, na maioria dos tratamentos, não há justificativa para a Radioterapia “machucar” a pele.

Hidratação vigorosa

Nossa rotina para os casos de maior risco de radiodermite prevê uma série de medidas preventivas. Hidratação vigorosa por via oral (ingesta de água preferencialmente) e uso de cremes e pomadas específicos para a Radioterapia são orientados pela nossa equipe. Cada caso será avaliado, prescrito e acompanhado de forma individualizada. Além disso, nossa equipe também vai orientar o que não se deve fazer.

Durante todo o período do tratamento, a equipe médica e de enfermagem farão avaliações periódicas para entender a evolução de cada caso e tomar novas medidas clínicas, caso sejam necessárias.